EnglishPortugueseSpanish

O que é ERP?

ERP são as siglas de Enterprise Resource Planning e, historicamente foi projetado para o controle e organização de estoque, mas com a evolução dos negócios e do mercado industrial ao longo das décadas, naturalmente várias aplicações foram desenvolvidas conforme às necessidades de processos dentro das empresas.

Cada área de uma empresa precisa de um sistema conforme suas demandas, pois ter controle de dados é a peça mais fundamental para o gerenciamento estratégico e para a evolução dos fluxos de trabalho.

Esses sistemas de gestão geram uma integração segura e de fácil acesso, permitindo que a velocidade de análise aumente, tornando as decisões estratégicas mais eficazes, elevando o nível de trabalho e produtividade de todo o negócio.

Toda essa integração eleva o nível de comunicação entre diferentes áreas da companhia, facilitando a gestão e tomada de decisões com base em dados confiáveis.

 

O que é o sistema SAP?

O SAP teve sua origem na cidade de Walldorf, na Alemanha em 1972. A sigla vem do alemão Systemanalyse und Programmentwicklung e foi traduzido no Brasil como Sistemas, Aplicativos e Produtos para Processamento de Dados.

Esse software, criado por apenas cinco homens, revolucionou o mercado corporativo em todo mundo, se tornando uma solução para facilitar a gestão empresarial.

 O SAP é um sistema de gestão empresarial e apresenta em sua composição as mais seguras e assertivas práticas em todo o mercado.

Sua atuação não é exclusiva em segmentos pré-determinados, o SAP pode ser utilizado em diferentes segmentos sem perder sua excelência e tem como intenção primaria melhorar a eficiência para o gerenciamento e controle das informações das empresas.

Como funciona o sistema SAP?

O principal diferencial do sistema SAP é seu poder de adaptação. Não se trata de um sistema rígido e fechado, na verdade ele é uma solução perfeita, pois se adapta conforme as reais necessidades de cada empresa, cliente, mercado ou área de atuação. Mesmo dentro de uma organização ele não será fixo, ele é composto de diferentes módulos que auxiliam toda a empresa e seus departamentos.

Sendo assim, ao contratar o sistema SAP para sua empresa, a implementação será de acordo com as necessidades do seu negócio, tornando um sistema perfeito para a evolução dos seus resultados, pois une todas as frentes da companhia em uma só ferramenta, desenvolvido para integrar processos do seu negócio.

Várias áreas podem ser atendidas pelos sistema SAP como, por exemplo, vendas e distribuição, relacionamento com clientes, gerenciamento financeiro, inteligência de negócios e muito mais.

Vamos apresentar agora os principais módulos de implantação do sistema SAP.

Quais são os módulos SAP?

Todos os módulos são perfeitamente divididos e projetados conforme a disponibilização dos recursos dentro da plataforma. Eles são projetados com foco em vários processos distintos, sob a demanda necessária.

Cada empresa utiliza os módulos que lhe são necessários para as suas próprias atividades. Essa divisão permite melhor controle dos diferentes setores da empresa.

Os principais módulos do sistema SAP são:

  • Financial Accounting (FI)
  • Financial Supply Chain Management (FSCM)
  • Controlling (CO)
  • Materials Management (MM)
  • Sales and Distribution (SD)
  • Logistics Execution (LE)
  • Production Planning (PP)
  • Quality Management (QM)
  • Plant Maintenance (PM)
  • Project System (PS)
  • Human Capital Management (HCM)
  • Supplier Relationship Management (SRM)
  • Fixed Asset Management (AM)
  • Business Warehousing (BW)
  • Warehouse Management (WM)
  • Advanced Business Application Programming (ABAP)

Dentre esses módulos alguns melhor se adaptaram para a realidade das empresas brasileiras.

  1. Financial Accounting ou Contabilidade financeira SAP (SAP FI)

No Brasil, a contabilidade financeira precisa apresentar uma visão integrada das demonstrações contábeis. Basicamente é o registro completo de todas as transações para fins legais.

O módulo FI tem a responsabilidade de rastrear os dados financeiros em toda a empresa. É um auxílio para o gerenciamento dos dados de transações financeiras e comerciais em toda a companhia, de maneira unificada e segura.

Sua área funcional possui os seguintes itens:

  • Livro Razão (FI-GL)
  • Contas a Pagar (FI-AP)
  • Contas a Receber (FI-AR)
  • Ativos Fixos (FI-AA)
  • Tesouraria (TR)

Ter o controle das ações financeiras em tempo real é uma peça estratégica disponível nesse módulo, sendo bastante flexível, tendo seu funcionamento em qualquer necessidade e situação econômica.

  • Controlling SAP (SAP CO)

Esse módulo é o principal ajuste para monitoramento e coordenação nos processos de planejamento. Fornece as informações através de relatórios em todas as operações da empresa, permitindo o rastreamento das informações, de maneira macro ou específica, gerando assim dados confiáveis para as tomadas de decisões estratégicas.

Suas principais funcionalidades são: contabilidade de classes de custo, centros de custos, controle de custos do produto, análise de rentabilidade, contabilidade baseada em atividades, avaliação do lucro ou prejuízo de áreas individuais e independentes dentro de uma organização, entre outras; permitindo o planejamento, acompanhamento, execução e reporte dos custos.

  • Sales and Distribution ou Vendas e Distribuição SAP (SAP SD)

O módulo de vendas e distribuição (SD) realiza operações comerciais e de logística, ajudando e muito no controle e gerenciamento de estoque. Lidam também com gerenciamento de todas as transações, desde consultas, cadastro de cliente, materiais, propostas, cotações e até preços. 

Para os processos desse módulo, outros módulos são interligados, como FI (Contabilidade Financeira), CO (Controladoria), MM (Gerenciamento de Materiais), PP (Planejamento de Produção), LE (Execução Logística), entre outros.

  • Materials Management ou Administração de materiais (SAP MM)

O módulo MM tem como sua base a gestão dos materiais necessários e sua movimentação nas empresas.  Ele está totalmente integrado com os outros módulos SAP e suporta todas as fases de administração de materiais: planejamento e controle de materiais, compras, dados mestre do fornecedor, recebimento de mercadorias, gerenciamento de estoque e registro das notas fiscais para verificações.

  • Quality Management ou Gestão de Qualidade SAP (SAP QM)

É basicamente a gestão de qualidade dos processos de uma companhia. Atua nos processos de planejamento, inspeção e controle de qualidade e é aplicável desde a entrada de matéria prima até pós-produção.

Por ter uma maneira funcional e bem estruturada para gerenciar os processos, se torna uma ferramenta estratégica para que a organização tome as melhores decisões, podendo dar velocidade aos negócios.

  • Human Capital Management ou Gerenciamento de Capital Humano (SAP HCM)

O SAP também apresenta o módulo HCM, voltado especificamente para a área de Recursos Humanos. Aqui são inseridos dados relacionados a todo o quadro de funcionários da empresa voltado para fins administrativos como registro de contratação de um funcionário, promoções, compensações, folha de pagamento, banco de horas e fluxo de tarefas.

  • Production Planning ou Planejamento de Produção SAP (SAP PP)

Esse é um software projetado especificamente para planejamento e gerenciamento de produção. É uma ferramenta estratégica de gestão para direcionamento de recursos de distribuição, vendas e operações, necessidades de material, custos de produtos entre outros.

  • Production Planning ou Planejamento de Produção SAP (SAP PP)

 

Esse é um software projetado especificamente para planejamento e gerenciamento de produção. É uma ferramenta estratégica de gestão para direcionamento de recursos de distribuição, vendas e operações, necessidades de material, custos de produtos entre outros.

Como implementar o sistema SAP?

Para conduzir a implementação do sistema SAP em uma empresa é fundamental um processo de analise dentro da companhia para identificar as reais necessidades nas quais o software precisa ser empregado.

Conduzir esse processo de análise irá trazer mais segurança para empresa, pois cada uma tem uma necessidade diferente e o sistema SAP se adaptará para cada circunstância.

Por isso uma reunião com os gestores de cada área para explicar todos os processos internos necessários na empresa é pré-requisito para a implementação. Assim, a ferramenta ocorrerá de maneira diferente em cada empresa.

A área interna de TI precisa acompanhar todo esse processo, pois eles ficarão responsáveis por toda manutenção e suporte da ferramenta.

Após a implementação do sistema SAP, é primordial o treinamento interno dos funcionários para a utilização correta do ferramenta e aproveitar melhor todo o potencial que o SAP tem a oferecer e evitar problemas de utilização durante o trabalho.

Por que implementar o sistema SAP na sua empresa?

Ter o sistema SAP na sua empresa trata inúmeras vantagens e aumentará o nível de controle de informações para melhorar a tomada de decisões estratégicas para crescimento do seu negócio.

As vantagens são inúmeras e dentre elas quero sinalizar o que irá facilitar sua gestão:

  • Automatização de atividades que impactam diretamente na produtividade, gerando diminuição de atrasos e falhas processuais;
  • Alta eficácia no acesso, observação e análise de dados para inteligência estratégica do seu negócio;
  • Encerramento de vários processos manuais desnecessários que simplificam várias atividades;
  • Qualidade na base de dados para otimização nos processos de tomada de decisão;
  • Entrega ágil na resposta ao mercado, impactando diretamente no tempo dos processos gerenciais;
  • Competitividade no mercado, combatendo diretamente a concorrência por ter melhor controle interno de informações e produção;
  • Manuseio e atualizações em novas funcionalidades no sistema para escalar seu negócio;
  • Melhor comunicação interna, rápido acesso às informações estratégicas e consequentemente o alcance dos objetivos propostos dentro da companhia.

A implementação do sistema irá gerar grande valor para sua empresa, para os processos e comunicação interna, trazendo grande impacto no clima organizacional e resultados financeiros.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AUTOR PROPRIETÁRIO
Jorge Silva

Especialista SAP

POSTS RECENTES
Open chat
Olá! Estamos Online
Somos Especialistas em SAP.